segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Candidatos na berlinda


Em iniciativa realizada por representantes do segmento cultural de Goiás, os governadoriáveis se comprometeram a uma gestão aberta ao diálogo com a categoria

da editoria do DMRevista

http://site.dm.com.br/noticias/dm-revista/candidatos-na-berlinda

Uma iniciativa da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin), Partido da Cultura (PCult-GO), Central Única das Favelas (Cufa-GO) e DMRevista, a Sabatina Cultura em Goiás, realizada na Pop House Arte e Design, recebeu os candidatos ao governo do Estado Marta Jane (PCB), Washington Fraga (PSol), Iris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB) em três encontros. Vanderlan Cardoso, candidato pelo PR, cancelou a participação alegando conflito de agenda.
Mediados pelo jornalista Pablo Kossa, que conduziu a sabatina, os entrevistadores Fabrício Nobre, presidente nacional da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin); Hermínio Soares, mais conhecido como MC Dyskreto, representante da Central Única das Favelas (Cufa) em Goiás; Levy Silvério, representante do Fórum Goiano Permanente de Cultura; Décio Coutinho, coordenador do Programa Estadual de Cultura do Sebrae-GO; Flávia Cruvinel, representante da Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG); e Fred Leão, jornalista e editor do DMRevista, do jornal Diário da Manhã, fizeram questionamentos sobre as propostas de governos que visem o desenvolvimento da cultura no Estado.
Para Dyskreto, presidente da Cufa-GO e um dos sabatinadores, o evento serviu para conhecer a mentalidade daqueles que almejam o governo do Estado em relação ao setor. “Foi construtivo e vai ajudar os candidatos a repensar alguns pontos. Quem acompanhou pôde avaliar quem foi mais objetivo. Mas eu diria que eles poderiam ter se comprometido mais, pois a maioria se esquivou. Mas a presença deles demonstrou respeito com a área cultural”, pondera.
O presidente nacional da Abrafin, Fabrício Nobre, mostrou-se animado com a realização do evento. “Chegamos ao resultado que queríamos, que era tentar levar a discussão da cultura aos principais políticos e trazer quatro dos cinco candidatos ao governo para discutir e conseguir compromissos deles foi extremamente importante”, acredita. Para ele, a iniciativa mostra maturidade do segmento, representado por jovens lideranças interessadas em transformar a cultura em pauta prioritária na política. “Fico feliz de fazer parte deste grupo que está propondo esta nova realidade.” Confira algumas questões abordadas durante a Sabatina aos candidatos ao governo do Estado.

Espaços Culturais

A manutenção e a gestão de espaços culturais foi tema recorrente nos três dias de sabatina. Sobre a questão, Marconi Perillo diz não ter chegado ainda a uma opinião final, porém irá debater com os agentes de cultura para definir uma estratégia que seja eficiente, aberta e democrática para não haver cerceamento aos diversos movimentos culturais. Já Iris Rezende defende a implantação do maior número possível de espaços na maior quantidade de cidades.
A candidata do PCB, Marta Jane, afirmou que irá garantir a infraestrutura necessária, realizando fóruns para que sejam apontadas as reais demandas e comprometeu-se a deixar a gestão dos espaços culturais aos Conselhos de Cultura. Washington Fraga compartilha desta da opinião, de escolher os gestores através da manifestação dos conselhos, além de defender a autonomia das associações, sindicatos, etc.

Plano Nacional de Cultura

Anteriormente, enquanto governador, Marconi Perillo optou por não fazer parte do Plano Nacional de Cultura, programa do governo federal com o objetivo de valorizar a diversidade cultural brasileira. O candidato admitiu que na época teve dúvidas sobre a iniciativa, mas que elas não existem mais e assegurou que vai ampliar a participação de Goiás no programa.
Para Marta Jane, a constituição de um sistema nacional pode contribuir para a cultura em geral e que uma política do Estado que se articule com a de outros Estados e com a nacional contribui para o desenvolvimento do campo. Por sua vez, Washington Fraga diz que seu papel será o de promover uma integração ainda maior com a política nacional.

Orçamento

Os quatro candidatos comprometeram-se a disponibilizar os recursos destinados ao setor por meio de editais. Porém, enquanto Marconi afirmou ter uma preocupação em fazer compromisso de limitação orçamentária e que começaria com 1%, Iris Rezende propôs valor um pouco acima do praticado atualmente, o de 0,5%, apesar de levantar a hipótese de rever este valor, se necessário. Ao contrário das propostas de Marta Jane e Washington Fraga, que afirmaram ter a intenção de investir, respectivamente, 5% e 2% do orçamento do Estado. Outro ponto em comum dos governadoriáveis sabatinados é a regulamentação urgente do Fundo de Cultura e a revisão dos critérios da Lei Goyazes, de forma a facilitar o acesso e descentralização dos recursos.

Secretaria de Cultura
Unanimidade entre os candidatos foi a promessa de que o representante da Pasta de Cultura seja escolhido em conjunto com os agentes culturais, que são os maiores interessados na questão.

Concursos

O compromisso de realizar concursos públicos para a seleção de profissionais de artes tanto para as escolas públicas quanto para as instituições especializadas, como o Centro Cultural Gustav Ritter e o Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, também é uma reivindicação do setor cultural de Goiás. Nesse sentido, o candidato do PSDB, Marconi Perillo, enfatizou sobre a falta de profissionais para ensino de arte no Estado e que pretende reverter este quadro, com o pagamento de melhores salários para estes profissionais e explicou que as contratações temporárias acontecem porque os gestores que passam nos concursos muitas vezes não querem se deslocar para o interior, mas também se comprometeu a realizá-los. A candidata Marta Jane afirmou que pretende realizar tanto os concursos quanto parcerias entre escolas e casas de cultura. Washington Fraga defende a educação integral e reconhece que a participação de professores de teatro, música, entre outros, nas escolas da rede pública é fundamental, além de comprometer-se com a realização de concursos.

Nenhum comentário: