quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PCult é lançado em Sabará e já discute propostas e ações de rua


No sábado, 07 de agosto, Sabará realizou sua primeira reunião do Partido da Cultura contando com a participação de artistas, produtores, comunicadores, representantes de políticos e de entidades locais. Em uma cidade onde não existe nenhuma plataforma aberta de debate da área cultural a reunião serviu para estabelecer diálogo entre diversos atores culturais e lançar as bases para uma discussão mais ampla acerca do cenário cultural local.

Logo no começo da reunião, quando cada presente se apresentava, já ficou claro a diversidade do movimento, com a presença de representantes de diversos setores. O conceito do Partido da Cultura foi discutido logo em seguida e os participantes puderam visualizar os benefícios que a mobilização pode trazer ao posicionar-se como um movimento organizado da sociedade que além de ser plataforma de diálogo da sociedade, situa-se como ponte com o poder público.

A necessidade de uma organização local ficou clara na fala dos presentes que apresentaram várias demandas e reclamações quanto ao cenário atual. Para darcontinuidade à conversa foi criada uma lista de email, de onde foram tiradas quatro propostas para a cidade: a criação de um Conselho de Cultura, de um Fundo de Cultura, de um Festival Permanente de Cultura e a necessidade de ocupar os espaços da cidade. Todas elas serão discutidas na próxima reunião, já marcada para o sábado, dia 11 de setembro, na Casa José Figueiredo Silva, uma casa de cultura localizada no centro da cidade que reúne quatro entidades locais.

Embora nenhum representante da prefeitura tenha se manifestado com relação ao PCult, uma vereadora (Teresinha-PT) se colocou a disposição para ajudar em questões como o fundo e o conselho de cultura e até mesmo levou o candidato a vice-governador de MG e ex-ministro, Patrus Ananias, a fazer uma visita à Casa José Figueiredo Silva. Outra proposta bem encaminhada é a de ocupação de espaços, que já deve ser colocada em prática na próxima reunião, quando estão planejadas ações no centro de Sabará reunindo diversas manifestações culturais. As ações contarão com a chancela do Partido da Cultura e serão promovidas por artistas e entidades culturais da cidade como forma de trazer à tona as questões que estão sendo discutidas, além de mostrar para a população que a cidade agora conta com uma mobilização ampla, aberta e democrática em prol da
cultura.

Para participar das discussões realizadas em Sabará basta enviar um email para a lista local: partido-da-cultura-sabara@googlegroups.com ou procurar o Twitter do @PCult_MG


Participantes da reunião de lançamento do PCult em Sabará

Tiago Salgado (4instrumental/Fórceps)
Representantes da vereadora Teresinha
Talles Lopes (coletivo Goma - Uberlândia)
Roberto Gomes (ex-funcionário da sec de cultura, representando o candidato a deputado estadual Ricardinho)
Leo Santiago (Fórceps)
Thiago Guedes (4instrumental/Fórceps)
Representantes do PSol
Marcela Lopes (Fórceps)
Zé Patrício (Ong Leão)
Guilherme (Mr Rock, da Rock News)
Lucas (coletivo Pegada - BH)
João Rafael (Trianon/Fórceps)
Paula B (Fórceps)

Nenhum comentário: